22/05/07

Panorama informativo

Já ouvi falar muitas vezes do paradigma informativo britânico.
O rigor, a profundidade, a isenção.
E estou tentado a mais ou menos acreditar. (Que é melhor que o português!, quero eu dizer...)
Mais tablóide, menos tablóide, bom e mau há-de haver em todo o lado, e no ranking internacional alguém será a referência!

Por isso algum espanto quando aqui há tempo vi o spot promocional do Panorama BBC da
SIC Notícias. À primeira vista um purgama decentezinho, com a tal chancela de qualidade informativa inglesa, vendido no canal português.

Tudo normal...
...Não estivessemos nós em Portugal, com o jeito especial que temos para asneirar.

É que o spot em questão na SIC Notícias é um autêntico absurdo.

Nuns tons incendiados de vermelho escaldante, imagens choque espreitam e recolhem-se, legendas brancas as seguem, com um off cavernoso a rematar solene algo do género: "Para que algumas coisas não tornem a acontecer..."

Ora, que coisas seriam essas? As superlativamente sinistras "coisas" da História, elencadas em segundos, que há que a todo o custo evitar repetir?
Várias: a "Tortura no Iraque", "Auschwitz", o "Ku Klux Klan", os "Neo-nazis", a "Guerra no Líbano"... E fecha a lista, que mais urge dizer que o purgama passa lá para 4ªfeira, não sei a que horas.

O que me parece é que se calhar o chamariz televisivo precisava de uns retoquezitos - coisa pouca - que o tornassem mais completo.

É que algum espírito mesquinho poderia ler na lista das tais "coisas da História" da SIC uma ligeiríssima tendenciosite (...tendência acompanhada de inflamação!) para focar o que de direita a História apresentou de mais ranhoso, deixando de fora o que as esquerdas possam ter produzido também...

...Numa lista que, completa seria qualquer coisa do género: "Tortura no Iraque", "Auschwitz", o "Ku Klux Klan", os "Neo-nazis", a "Guerra no Líbano", a "Tortura em Cuba", a "Sibéria", o "Weather Underground", os "Neo-anarquistas", a "Campanha do Aço".

Isso sim, talvez uma listinha equilibrada...


Ficando a graça de que o spot feito pela SIC Notícias, tão politicamente carregado pelos seus autores como se vê, introduz um Panorama como o da semana passada, em que uma irmã doou metade do útero a outra, resolvendo-lhe com risco para a própria saúde o problema de infertilidade que a amargurava havia anos.
Um comportamento cívico e humano com que decerto ganharíamos se uma e outra vez "tornarem a acontecer..."

É o panorama jornalístico.

Sem comentários: