12/06/06

Posso falar?


Hoje foi dia de greve de professores.

Fartos da maneira como são tratados por gente (eventualmente) obrigada por honra a gerir o ME da maneira mais vantajosa para a Nação, não picaram o seu ponto e/ou sairam à rua em protesto.

É bom que os legitimados políticos para comandar a Educação ajam, e depressa, sobre uma fiada de anomalias de que o Ensino em Portugal padece. Só assim se vai a algum lado.

Já outra coisa é não se dignarem a ouvir os professores sobre as mudanças, a metodologia ou o calendário a seguir. (Não, não estou a referir-me a ouvir os "sindicatos"!).
Bem pode a Ministra da Educação chamar à liça a distinção que sempre faz dos "professores bons" dos "professores maus". Ou destes e dos seus "dirigentes".
O que é facto é que se os professores nunca foram ouvidos no farelo, agora no (suposto) grão tão pouco o serão.
Se já é a terceira vez que há manifestações de revolta pela acção do ME desde a tomada de posse, isto não lhe diz nada da forma como as coisas andam a ser tratadas?

Já outra coisa é a campanha de desvalorização da mercadoria docente para depois a comprar por atacado.
Plas avaliaçõezinhas maradas da "actividade docente" para evoluir na carreira. (Só se desempenham funções "X" na escola se se estiver habilitado com o estatuto de Titular; só se evolui para "Professor Titular" se se tiver desempenhado funções "X").
Pelas avaliaçõezinhas maradas que não levam ao prémio do mérito. (Antes estão condicionadas pelo numerus clausus da bolsa nacional, sendo que por decreto só pode haver um número "Y" de caramelos a receber por ano justo reconhecimento profissional - com iguais repercussões na sua evolução na carreira).
Pelas avaliaçõezinhas maradas feitas à "actividade docente" por cão e gato. (Não, nem os Órgãos de Gestão das Escolas nem os Encarregados de Educação dos meninos encaixam por natureza nesta categoria. Mas todo aquele a quem, pelo pretexto do policialmente correcto e por decreto, seja permitido meter o bedelho em realidades que desconhece, em processos que não domina ou em matérias em que não está habilitado).

Fartos de encontrões e cambalhotas, os professores reagiram.
Eu também.

1 comentário:

dia-a-dia disse...

Falar podes... Mas achas que alguém nos ouve?

:(