29/01/07

Choque Techno


Ora deixa ver se consigo colocar em poucas palavras uma dúvida que me assaltou, recorrendo à calma possível...
(Já dizia o mestre que "É a precipitação que dá cabo da condensação"...)

Ainda a respeito do malfadado Ofício-circular que punha em banho-maria a TLEBS, também lá as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) levavam por tabela.

Depois de ter havido magotes de professores a habilitar-se para leccionar as generalizadas TIC, depois desses professores terem sido colocados em Quadros de Nomeação Definitiva em escolas nessa mesmíssima qualidade, depois de ser enunciado para o País e para o mundo que as Tecnologias no 10º Ano eram uma alavanca do nosso desenvolvimento futuro, ficámos a saber que a própria disciplina corre risco de extinção!!

Deus me livre e guarde de pôr em causa as sábias decisões (?) do "Governo" Sócrates em matéria de Educação, seja na gestão, seja na pedagogia!
Depois de tantas provas dadas, o mais renitente dos Tomés já se terá rendido - vide o douto Professor Marcelo, que dá sucessivamente nota de aprovação à senhora Ministra!

Parece-me esquisita é a contradição inerente à política do "Governo".

Quem quiser ler ainda as Bases Programáticas, de Janeiro de 2005, com que o PS se apresentou a Eleições Legislativas, pode tirar teimas.

No Capítulo I - "
Uma Estratégia de Crescimento para a Próxima Década", Ponto II. "Um Plano Tecnológico para uma agenda de crescimento", pode ler-se em Português fluente que "A generalização do acesso à Internet e às tecnologias de informação e comunicação (TIC) é um elemento crítico da proposta do PS para o desenvolvimento da sociedade portuguesa."
Mais: "[...] A aposta nas TIC irá permitir a aproximação à fronteira tecnológica dos países mais avançados. O nosso atraso em termos de utilização de TIC penaliza negativamente o nosso índice de competitividade geral."

Querendo isto dizer em linguagem familiar que sem as TIC nunca seríamos ninguém de Badajoz para lá...
Propõe-se agora o "Governo" ponderar se a disciplina se manterá sequer no curriculum dos jovens do 10º Ano.
Eu sei que sempre foi uma brincadeira deste "Governo" a atribuição de uma carga horária semanal de 90 minutos (e não me venham falar em "flexibilidade curricular"!) a um "elemento crítico da proposta do PS", mas isto é um bocado demais.

Haverá quem me diga: "Mas onde é que está a novidade? Não te lembras deste «Governo» num mês fazer a propaganda de todas as escolas do Primeiro Ciclo estarem cobertas por ligação à net em banda larga e pouco tempo depois anunciar o fecho de 500 delas?"

É verdade, é verdade...
Mas diz quem está por dentro da coisa que a razão mais plausível é outra: a taxa de insucesso na disciplina - que, ao contrário do que muitos alunos e pensadoretes julguem à partida, não é exactamente nem jogar computador nem assassinar a Língua Portuguesa horas seguidas no messenger - um insucesso incomportável a uma Educação higienizada no sentido do Insucesso-Zero.
...Por via natural ou laboratorial.

E fico com esta dúvida...

Será a sério a "paixão" do "Governo" pela tecnologia, ou limitar-se-á ela a um Choque Techno, em que a par do desgraçado do Vangelis os Pet Shop Boys passam a abichar espaço nos Congressos do PS, à semelhança do que aconteceu no último?

(Com uma piscadela de olho à CD.)

Sem comentários: