19/11/06

Chuva vermelha

"Em 2001, o sul da Índia foi assolado por uma misteriosa chuva vermelha, para a qual os cientistas encontraram uma rápida explicação. No entanto, há quem defenda que estas gotas traziam organismos alienígenas".
Assim começava a notícia do jornal Sol.

Esta autêntica plotline de filme de ficção-científica provoca-nos com uma hipótese chocante: e se a vida na Terra devesse a sua origem a uma longa viagem cósmica?...

Renasce uma teoria dos anos 60, a da "Panspermia" (que me era estranha!), que propunha precisamente isso. O desenvolvimento de uma vida na terra, originada previamente noutro lugar.
Basicamente, que os "extraterrestres" cuja existência sempre nos questionou e inquietou, somos nós mesmos.
Que a vida que suspeitávamos existir algures no universo tem em nós, que a conjecturamos, e na vida à nossa volta, a sua prova.

A teoria, ainda que chocante, já terá sido mais desconsiderada que nos dias de hoje, e coloca-nos uma questão apaixonante: se fosse comprovada, deixava-nos mais perto da teoria creacionista ou evolucionista da vida na Terra?...

Chuva vermelha.
_______________________________________________________

Chuva vermelha.

Peter Gabriel foi eleito "Homem da Paz 2006", nomeação de tipo Liga de Honra, decorrente da escolha de um grupo de nobelizados da Paz.
A nomeação, ainda que discreta, já terá tido menos relevância que nos dias de hoje, e coloca-nos uma questão apaixonante: e se "o Nobel" fosse, de facto, como alguém já o caracterizou, um mero colégio de anciãos, fechados, à janela sobre mundo, num país frio e deprimente com uma elevada taxa de suicídio?
E se um "Homem da Paz" fosse mais isto?...


Peter Gabriel - Red rain.
De quando a música era (parecia ser?) mais música.

Sem comentários: