02/11/06

Fariseísmo global

Senhoras e senhores (como se ainda houvesse alguém que não soubesse!...), este é o vídeo mais visto de sempre no YouTube.

Esta pérola da net, teve em poucos meses dezenas de milhões de visionamentos, tem já atrás de si uma legião se copiadores e tem animado resmas de fóruns sobre conteúdo net e seu contributo para a evolução das civilizações.

Apenas isto é tudo muito fariseu.

Quando o portal Yahoo! lança um alerta pungente para a falta de qualidade do material multimédia que circula na WWW e se popõe corrigir a tendência degenerativa com um concurso de "excelência net", está a ser protagonista do maior dos fariseísmos.
(Nada original, entenda-se; até perfeitamente conforme ao "politicamente correcto" que gangrena e grassa no pensamento ocidental.)

E não me refiro à manobra promocional do Yahoo!. Cada um lança mão ao que pode para prevalecer no mercado.
Refiro-me mais ao estilo de argumentação subjacente a uma atitude destas.

Quem argumenta assim - e não me refiro à net nem ao vídeo, não me refiro nem ao Yahoo! nem à sua iniciativa, mas a uma distorção grave de percepção predominante - faz parte do club de uns "achados superiores", que do seu balcão olham o mundo mutante e ajuizam do seu feitio e do seu rumo. E, ironia das ironias, até alertam para os iminentes perigos da massificação, do pensamento único e do controlo velado!

São os politicamente correctos que clamam por um um lazer sem desvios - como exigindo uma indústria sem escória - incomodados pela sua impotência de controlo e instrumentalização.

Afinal um pobre de Deus a abanar a anca ao som de música de caixa é mais motivo de choque que os vídeos das meninas Pamela, Paris ou Cicarelli, ou que os vídeos das execuções sumárias perpetradas por alguns animais no Médio Oriente, ou que vídeos de japonesitos pequenitos a bater com as cabecitas nas mesitas quando adormecem (...são sempre uma paródia, os japonesitos!), ou vídeos de gatinhos e cãezinhos, lances de bola de véspera para ruminar ao infinito ou outras trampas postais que se nos vão apresentando diariamente aos olhos provindas da net...

Mais eu diria "Abençoados os não convencionados!"

Se perturbam, ainda bem. (Se perturbam sem degradar!...)
Po
rque o consumo do que é suposto é sempre gato por lebre.
O gosto do que se gosta é sempre um ângulo de liberdade. (Que não há numa net cubana ou chinesa.)

Se o que se consome na net é so "Evolution of Dance"... é preocupante. Pois é.
Mas essa é outra conversa.

Sem comentários: